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Processar Marcações


Na funcionalidade “Processar Marcações”, é possível importar arquivos no layout AFD gerados pelos coletores Inner Rep Plus quando não houver comunicação com a nuvem.
Além disso, essa opção permite a importação de arquivos provenientes dos modelos Inner 373, Inner Rep ou de outros fabricantes de REP.


Menu InicialProcessar Marcações


Para que o TopPonto realize o cálculo das horas trabalhadas com base nas marcações registradas pelos funcionários, é necessário importar:

  • O arquivo AFD, gerado pelos equipamentos Inner REP, Inner Ponto ou Inner 373;
  • Ou o arquivo de bilhetes, utilizado por modelos que não geram AFD.

Selecionar o tipo de arquivo: Escolha entre AFD ou Marcações.


Se a opção selecionada for AFD, escolha o arquivo desejado e clique em Importar.


Ao finalizar o processo, é possível abrir ou salvar um arquivo contendo o log do resultado da importação para consulta posterior.



Resultado do Arquivo de Log :


Processo de Importação de AFD

A importação do AFD no TopPonto ocorre da seguinte forma:

  • a) Quando o arquivo AFD é coletado, ele contém todos os registros existentes no equipamento.
    Exemplo: em uma primeira coleta, o arquivo contém 500 NSRs (Número Sequencial de Registro), ou seja, de 1 a 500.
    O TopPonto verifica e importa apenas os registros desta faixa.
  • b) Em uma segunda coleta, realizada em outro dia, foram feitos mais 500 registros novos.
    O arquivo coletado, no entanto, sempre trará todos os registros existentes no equipamento, ou seja, agora com 1000 registros.


O TopPonto identifica o último NSR já importado para aquele equipamento (com base no serial do REP, Inner Ponto ou Inner 373) e importa apenas os registros novos (neste caso, os NSRs de 501 a 1000).

Esse mecanismo garante:

Segurança: nenhuma marcação já importada é alterada ou perdida;

Rapidez: o sistema processa apenas os registros novos, evitando duplicações;

Integridade dos dados: marcações previamente desconsideradas ou ajustadas permanecem com o mesmo status, sem alterações automáticas.


Importação de Arquivo de Bilhetes

Para modelos que não geram AFD, a importação é feita via Arquivo de Bilhetes, que não possui validação de NSR.
Nesse caso, todos os registros do arquivo são importados conforme a data informada.


Requisitos Importantes

  • O REP, Inner Ponto, Inner 373 ou outro equipamento deve estar previamente cadastrado em Cadastros > REP.
  • No cadastro do funcionário, os campos PIS e Número do Cartão devem estar obrigatoriamente preenchidos.

Processamento Detalhado de Importação

Para processar as marcações de um arquivo AFD:
Menu Inicial → Processar Marcações


Na tela de importação:

Em Tipo, selecione AFD


Em Arquivo, localize e selecione o arquivo AFD no local onde está salvo →


Após selecionar o arquivo, clique em “Importar”.


Após clicar em Importar, a tela exibirá:

  • A porcentagem de processamento do arquivo;
    A quantidade de itens já processados(1500) /A quantidade de itens restantes a processar (6925) .


Ao final do processamento, será exibida uma mensagem informando a quantidade de bilhetes AFD válidos e inválidos.

Em seguida, é possível abrir ou salvar um arquivo de log contendo o resultado completo da importação para consulta futura.



Situações consideradas marcações inválidas no TopPonto ao importar AFD:

  • Funcionários não cadastrados;
  • Funcionários com PIS incorreto;
  • Funcionários com CEI cadastrado, impedindo a associação da marcação ao colaborador.

Processar marcações de modelo que não gera AFD

  • Selecione o Tipo como "Marcações".
  • Escolha a Empresa correspondente.
  • Em Arquivo, selecione o arquivo de marcações no local onde está salvo.
  • Clique em Importar.


Após a conclusão do processo, será disponibilizado um arquivo de log contendo o resultado da importação, que pode ser aberto para visualização imediata ou salvo para consulta futura.



Resultado do arquivo de log:


Situações consideradas marcações inválidas no TopPonto via Arquivo de Marcações:

  • Funcionários não cadastrados no sistema;
  • Funcionários sem número de cartão cadastrado;
  • Registros que o sistema identifica como não sendo marcações válidas.

Caso seja selecionado um arquivo incompatível com o tipo escolhido, uma mensagem de alerta será exibida e o botão Importar ficará desabilitado.



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